Esta atividade tem por objetivo analisar as estruturas possíveis dos trabalhos acadêmicos, para você compreender os modelos existentes e realizar as escolhas referentes ao seu TCC. O primeiro passo é ler o texto abaixo:

A estrutura dos textos acadêmicos

No módulo anterior, você já identificou 5 trabalhos de seu interesse. Conhecer os texto da sua área e identificar bons modelos é o começo do caminho para escrever um trabalho sólido e publicável.

Embora a estrutura IMRD seja dominante nas publicações de artigos nas revistas científicas que veiculam pesquisas experimentais, ela não é a estrutura típica dos artigos em direito, especialmente por estar ligada especialmente à divulgação de resultados de pesquisas empíricas.

Os artigos jurídicos adotam formatos e abordagens muito diferentes: históricas, comparativas, ensaísticas, dogmáticas, quantitativas. Todas elas são modos válidos de contribuir para o desenvolvimento do conhecimento jurídico.

A atividade deste módulo consiste em analisar os textos que já escolheu na atividade anterior e identifique a sua estrutura, atentando-se para o modo como aparecem no texto:

  1. a definição do objeto da pesquisa,
  2. as explicações metodológicas,
  3. a revisão de bibliografia,
  4. a explanação e a análise dos resultados/dados.

Em especial, veja qual é o peso dado à metodologia, se há resultados de pesquisa a serem indicados e se as conclusões se baseiam em evidências descritas no trabalho.