1. Autores

  • Prof. Dr. Alexandre Araújo Costa
  • Prof. Dr. Ricardo de Lins e Horta
  • Prof. Dr. Henrique Augusto Figueiredo Fulgêncio
  • Prof. Dr. Eugênio Battesini

2. Introdução

O objetivo geral deste curso, desenvolvido a partir da experiência de seus autores em disciplinas oferecidas na Universidade de Brasília e na Escola da AGU, é capacitar os estudantes do Curso de Pós-graduação em Advocacia Pública da Escola da AGU a produzir e a executar um projeto de pesquisa que conduza à produção do artigo que funciona como Trabalho de Conclusão de Curso - TCC deste programa.

O presente curso é baseado na estrutura que os autores desenvolvem no Curso Aberto de Metodologia, mas com adaptações específicas à Pós-Graduação da Escola da AGU, tanto no que toca à complexidade dos trabalhos, à sua inserção institucional, ao foco nos artigos como trabalhos de conclusão e ao destaque dado à Análise Econômica do Direito.

A maior parte dos textos utilizados neste curso está disponível livremente na internet, especialmente na página Arcos. A maior parte das atividades é compartilhada com o Curso Aberto de Metodologia. Já as pessoas que tiverem interesse especial na pesquisa de dados podem encontrar oportunidade de desenvolvimentos interessantes no curso de Data Science e Direito.

2. Estrutura do curso

A disciplina é dividida em 9 módulos compostos de 4h de atividades obrigatórias e 2h de atividades complementares.

Serão ministrados dois módulos por semana, sendo que cada um deles é composto por uma combinação de:

  • Leituras obrigatórias (cerca de 1h por módulo)
  • Aulas síncronas semanais (2h por módulo)
  • Exercícios individuais obrigatórios (1h por módulo)

O curso será dado em duas partes. Os quatro primeiros módulos serão ministrados entre 30/9/2021 e 14/10/2021 os 5 últimos em 2022.

3. Sistema de Avaliação

1. Participação (50%)

No momento da apresentação dos trabalhos finais, o estudante deve apresentar um breve relatório (cujo modelo será disponibilizado pelos docentes, na forma de um formulário a ser preenchido) indicando quais foram as atividades desenvolvidas e os resultados alcançados.

Além disso, cada estudante deverá fazer uma autoavaliação justificada acerca de sua participação na disciplina.

2. Trabalho final (50%)

Na primeira parte do curso, realizada em 2021, o trabalho final será constituído por uma Revisão de Literatura acerca do problema escolhido pelo estudante.

Na segunda parte do curso, a avaliação dos estudantes será feita com base no projeto de pesquisa.