1. Cronograma
- 3/10 a 5/10 - Leitura dos textos do Módulo 2
- 5/10, 18h30: Encontro síncrono - Prof. Alexandre Costa
- 5/10 - Atividade em classe: Definição de um objeto de pesquisa
- 5/10 a 6/10 - Atividade individual: Mapeando a bibliografia
2. Introdução
Este módulo começa a tratar do planejamento da pesquisa, tratando dos elementos relativos à definição do objeto a ser pesquisado.
O foco do módulo será capacitar os estudantes a compreender o que significa definir um problema de pesquisa, que é o objeto central de qualquer projeto.
Os estudos são investigações voltadas a aprender o conhecimento que foi produzido sobre um tema determinado. Já as pesquisas são investigações voltadas a produzir um conhecimento novo, o que faz com que elas sejam estruturadas em torno de uma questão fundamental:
Que conhecimento se busca produzir com a pesquisa?
Nossa forma usual de responder a essa questão é dizer que a pesquisa tem por objetivo responder a uma pergunta determinada. A resposta a essa pergunta, que chamamos de problema de pesquisa, é justamente o conhecimento a ser produzido.
Em várias pesquisas, mas não em todas, a pesquisa parte de uma hipótese e conduz testes para avaliar a sua plausibilidade. Assim, é preciso entender quando é necessário formular hipóteses e como elas devem ser estabelecidas.
Além disso, abordaremos neste módulo a estrutura da resposta que a pesquisa oferece, ou seja, do texto que relata a pesquisa e analisa os seus resultados. No caso de programas de formação acadêmica (sejam graduações ou pós-graduações), chamamos o produto a ser apresentado pelos estudantes de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
No caso da Escola da AGU, o TCC tem o formato de um artigo, que é uma escolha especialmente acertada para os dias atuais, nos quais a produção acadêmica mais relevante tende a circular no formado de artigos publicados em revistas revisadas por pares.
3. Objetivos
- Compreender a diferença entre tema e problema
- Entender o tipo de pergunta que pode ser respondido por meio de pesquisas
- Entender a relação entre problemas e hipóteses
- Entender o que é um artigo, uma monografia, uma dissertação e uma tese
- Desenvolver habilidade de formular problemas de pesquisa
- Desenvolver habilidade de formular hipóteses
- Identificar os tipos de textos acadêmicos e sua estrutura
4. Leituras
4.1 Leitura obrigatória
1: Costa, Alexandre, Horta, Ricardo. O projeto de pesquisa. Arcos, 2021.
- Qual a diferença entre o tema e o problema?
- Que tipos de pergunta podem se respondidos pela pesquisa?
- O que é referencial teórico?
4.2 Leitura sugerida
1: Costa, Alexandre. Modelo de projeto de pesquisa
2: Costa, Alexandre; Horta, Ricardo. As modalidades de textos acadêmicos.
3: Dumont, Jean-Luc (2010). English Communication for Scientists. Unidade 2.1: Structuring your scientific paper. Cambridge: NPG Education.
4: Aragão, Rodrigo M. L (2011). de. Modelos de estruturação do artigo científico: retrato e discussão a partir de instruções aos autores da Scielo Brasil. Cadernos de Letras da UFF, n. 43, pp. 153-163.
5: Pereira, Mauricio Gomes (2012). Estrutura do artigo científico. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2012, vol.21, n.2 [citado 2020-08-08], pp.351-352.
6: Pereira, Mauricio Gomes (2017). Dez passos para produzir artigo científico de sucesso. Epidemiologia Serv. Saúde. 26(3): pp. 659-662.
4.3: Leitura complementar
1: Jesson, J., Lacey, F., & Matheson, L. (2011). Doing Your Literature Review: Traditional and Systematic Techniques. Sage.
2: Epstein, Lee; Martin, Andrew (2013). Pesquisa Empírica em Direito: regras de inferência. Biblioteca GV Digital.
Este é um ótimo texto como um todo, apesar de o fato de ter sido originalmente escrito em 2002 faz com que os autores tenham tratado de um momento em que as deficiências metodológicas eram mais graves do que as atuais. Neste módulo, sugere-se a leitura do item II.B (Características Comuns da Pesquisa empírica: diretrizes gerais)
3: Epstein, Lee; Martin, Andrew (2014). An Introduction to Empirical Legal Research. Oxford: Oxford University Press. Part I: Designing Research.
4: Capes. Tabela de áreas do conhecimento.