1. Cronograma
- 6/10 a 7/10 - Leitura dos textos do Módulo 3
- 7/10, 18h30 - Encontro síncrono: Prof. Ricardo Horta
- 7/10 a 10/10 - Atividade: Analisar a estrutura dos artigos selecionados
a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a
2. Introdução
Uma vez que você defina o objeto da pesquisa, você pode avançar na definição conjunta dos objetivos e estratégias voltadas a alcançá-los.
3. Objetivos
- Entender a articulação entre problema e objetivos
- Entender a articulação entre objetivos e metodologia
- Identificar as diferenças e relações entre abordagens quantitativas e qualitativas
- Compreender a distinção entre estratégias censitárias e amostrais
- Desenvolver a competência de calcular tamanhos de amostras
- Entender que tipos de inferência são possíveis a partir dos seus dados
3. Leitura
3.1 Leitura obrigatória
1: Costa, Alexandre; Fulgêncio, Henrique; Horta, Ricardo. Pesquisa empírica em direito. Arcos, 2021.
- Qual a diferença entre pesquisa experimental e pesquisa observacional
- Qual é a relação entre metodologia e inferência?
- Qual é a diferença entre abordagens quantitativas e abordagens qualitativas?
- É possível mesclar estratégias quantitativas e qualitativas na mesma pesquisa?
- O que são unidades de análise?
- O que são as variáveis?
- O que são pesquisas censitárias e amostrais?
- Podemos fazer inferências gerais a partir de estudos de casos?
3.2 Leitura sugerida
1: Costa, Alexandre; Fulgêncio, Henrique; Horta, Ricardo. Pesquisa-ação: a intervenção como experimento.